11 junho, 2010

Oito regras de Vonnegut

O único livro que li de Kurt Vonnegut foi o maravilhoso "Matadouro 5", uma história de guerra que mistura, com uma agilidade impressionante, drama, humor e ficção científica.

Então, só com base nesse livro, se ele estabelece "oito regras para escrever uma história curta" eu tenho a tendência de recebê-las como verdades absolutas. A lista está em “Bagombo Snuff Box: Uncollected Short Fiction”, e a tradução abaixo é de João Paulo Oliveira, do site Mais 1 livro.

"1. Use o tempo de um completo estranho de tal maneira que ele ou ela não sinta que o tempo foi desperdiçado.

2. Dê ao leitor ao menos um personagem pelo qual ele pode simpatizar.

3. Todo personagem deve desejar algo, mesmo que seja apenas um copo de água.

4. Toda sentença deve fazer uma ou duas coisas: revelar o personagem ou avançar na história.

5. Sempre que possível, comece sua história pelo ponto mais próximo do seu final.

6. Seja sádico. Não importa quão simpáticos e inocentes sejam seus personagens principais, faça coisas terríveis acontecer com eles para que o leitor perceba do que eles são feitos.

7. Escreva para agradar apenas uma pessoa. Se você abrir uma janela e fizer amor com o mundo, assim dizendo, sua história vai pegar uma pneumonia.

8. Dê aos seus leitores o máximo de informação o mais cedo possível. Que se dane o suspense. Leitores devem ter um entendimento tão completo do que está acontecendo, onde e porque, para poder finalizar a história por eles próprios se as baratas comerem as últimas páginas."

Na voz do próprio Vonnegut:
http://www.youtube.com/watch?v=4bn6zc0Hywk

(Via Jorge Furtado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu agradeço o comentário!