26 maio, 2009

Catálogo # 1

Você que só vai à locadora de filmes atrás dos mais recentes lançamentos, lembre-se de que a juventude da obra não é garantia nenhuma de se sua qualidade cinematográfica (às vezes, é justamente o contrário). Todos os anos a indústria do cinema põe no mercado uma quantidade incontável de filmes, descartáveis em sua grande maioria.

Na seção de catálogos das locadoras há muitos títulos que ainda dão um bom caldo, apesar de não terem sido produzidos na última semana. Nem estou considerando os clássicos antigos; falo mesmo de filmes até certo ponto atuais, mas que juntam poeira nas estantes porque a maioria das pessoas torce o nariz para qualquer coisa que não seja do ano (por exemplo, não acho que Provocação, um filme de 2004, seja velho, mas você já não o encontra em todas as casas do ramo).

Então deixe para ver os filmes novos no cinema (que é o lugar certo para isso) e dê uma chance aos filmes menos recentes. A intenção desta série é indicar filmes realmente bons que agradem um número maior de pessoas (não apenas os que apreciam filmes de arte).

Hoje eu inicio a seção “Catálogo” sugerindo um filme completamente pra cima. Lançado em 2003, Albergue Espanhol conta a trajetória de Xavier, um jovem francês que, a fim de concluir os seus estudos, parte para a Espanha onde vai residir numa república junto com outros estudantes de diferentes nacionalidades.

O filme acompanha o crescimento pessoal desse jovem num país estrangeiro, enquanto aborda temas interessantes como as diferenças culturais, o preconceito de nacionalidade (isso fica por conta do estudante inglês) e o valor da amizade (os personagens interagem com muita cumplicidade). O resultado é um filme leve e envolvente, cheio de alegria, vivacidade e diversão.

Se ainda não viu, experimente!

PS: Audrey Tautou ( de Amélie Poulain) está no elenco junto com seus grandes olhos negros.

2 comentários:

  1. Grande Márcio, sempre nos presenteando!

    Cara, gostei da iniciativa. A depender de como esteja seu tempo, gostaria que você postasse semanalmente (ou pelo menos quinzenalmente)algo na seção "Catálogo" do Apêndice... principlamente indicações do seu repertório (com sinopses, é claro! rsrsrsrsrs)!

    Em tempo:
    Vejo que você se empolgou com esse negócio de blog... realmente as tintas digitais já lhe foram assimiladas como uma segunda natureza...

    O Apêncide está a cada semana com uma surpresa: mudança no layout, novos links, informações... tá ficando muito interativo...

    Que bom, cara, eu sempre acreditei que a misantropia não era uma roupa lhe caía bem!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É uma pena, se a misantropia fosse uma roupa, eu a trocava ou andava nu. Mas tá mais pra pele mesmo... Pelo menos as peles mudam de cor com banho de sol. Pode ser q a minha mude com banho de humanidade, sabe-se lá!

    Quanto à nova seção, acho que postarei com alguma frequência sim. A idéia surgiu depois de muitas vezes perguntar se alguém já assistiu tal e tal filme que considero bom, e sempre a resposta ser negativa. Então vou indicando... Só não vou indicar aqueles de que eu gosto, mas que tenho dúvidas se outros vão gostar.

    Grande abraço,
    obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Eu agradeço o comentário!