16 junho, 2009

O Velho e o Mar

Eu acho "O Velho e o Mar", o mais famoso livro do nobel americano Ernest Hemingway, uma obra fascinante. Com um estilo simples e despojado, ele concebe uma história complexa e cheia de profundidade em poucas páginas.

O velho pescador Santiago está numa maré de azar, tendo passado mais de 80 dias sem pescar um único peixe. Até seu ajudante e amigo, o jovem Manolín, foi obrigado pelos pais a abandoná-lo, para trabalhar com outros pescadores mais venturosos. Num belo dia, Santiago tem a chance de sua vida: fisga um espadarte de tamanho assombroso e luta com o peixe por vários dias. Nesse período a mente do velho é povoada de lembranças e reflexões.

Recomendo enfaticamente a leitura.


Caso você já tenha lido, eu tenho outra dica imperdível: este filme do pintor Alexander Petrov é um achado tanto cinematográfico como pictórico, uma vez que é recheado de belas imagens.



Ele conseguiu captar com desenvoltura as emoções e imagens literárias retratadas por Hemingway no seu livro. A obra, que tem apenas 20 minutos de duração, consumiu dois anos de trabalhos árduos, sendo produzida manualmente, quadro a quadro (as cenas são constituídas por 29 mil pinturas feitas à mão!). Venceu o Oscar de melhor curta de animação em 2000, aliás, um prêmio merecidíssimo.



Baixe o curta-metragem aqui (formato
RMVB com legendas embutidas):
http://rapidshare.com/files/143997252/TOATS99_FORUM_FARRA_up_by_Eudes.rmvb

Para assistir, use o Real Player ou instale este codec:
http://superdownloads.uol.com.br/download/17/k-lite-codec-pack


Se preferir, a animação pode ser vista no YouTube, mas eu não recomendo, em razão da baixa qualidade do vídeo, o que sempre prejudica a experiência.
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=v1EbNvHDxbA
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=l2_KszEnlq0

2 comentários:

  1. O livro é muito bom, merece uma leitura para puro prazer. O li 2 vezes, a primeira para mim, e depois para meu pai q ñ sabe ler, mas como homem simples e pescador, gostou muito...tbm recomendo...abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula! Seja bem-vinda!

    Poxa, que coisa bonita, você lendo para o seu pai... sobretudo sendo ele um pescador, para quem a história faz ainda mais sentido.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Eu agradeço o comentário!