16 outubro, 2009

O Zodíaco, a Astronomia e Ofiúco

Eu já olho para o céu há muitos anos, desde pequeno. Desde sempre, também, me interesso por Ciências e pelo Universo. Mas só recentemente comecei a ler sobre Astronomia e “dar nome aos bois” pr’aquilo que me habituei a ver no céu.

Numa dessas incursões, descobri algo curioso: a Astrologia se baseia na posição errada dos astros para definição dos signos do Zodíaco, pois as respectivas constelações zodiacais se posicionam, atualmente, mais atrasadas em relação aos dias estipulados.

Como assim? Calma lá. Vamos voltar a fita um pouco...

Os astros eram uma referência absolutamente necessária à vida das pessoas na Antiguidade, pois olhando para o céu se poderia contar o tempo, prever as estações, as épocas de plantar, colher etc.

Tal era a importância dos astros, que a Astrologia surgiu e associou não só os fenômenos naturais à sua influência, mas também a própria vida e personalidade humanas. Assim, para a Astrologia, a posição de todos os astros (o Sol e os Planetas) no dia do seu nascimento é determinante para suas características individuais e psicológicas.

Ao longo do ano, a posição aparente do Sol se altera em relação às constelações de fundo devido ao movimento de translação da Terra. A região da esfera celeste onde se dá essa aparente viagem é chamada de eclíptica, e tem como fundo as doze constelações zodiacais.



Dizer que você é do signo de Áries, por exemplo, significa que, no dia do seu nascimento, o Sol estava na constelação de Áries.



Como ao longo de muitos séculos nenhuma alteração ocorre nessa rotina anual, bastou-se conhecer o dia do nascimento para inferir a posição dos astros. Mas ao longo de milênios, a situação é bem diferente.

Assim, Áries é o primeiro signo porque o inicio da primavera no hemisfério norte (equinócio vernal) ocorria quando o Sol estava na constelação de Áries. Era assim desde 2150 a.C., mas depois que Cristo nasceu o ponto vernal está em Peixes e continuará por lá até o ano de 2150 d.C., quando passará a Aquário (daí a tão louvada “Era de Aquário”).

Essa alteração milenar – que tem o nome de “movimento de precessão dos equinócios” – não pôde ser percebida pelos astrólogos da Antiguidade. Com o movimento de precessão, o equinócio se desloca sucessivamente em todos os signos, num período de aproximadamente 26 mil anos.

Mas isso não é tudo. Atualmente há um intruso na eclíptica (o território celeste do Zodíaco). Seu nome é Ofiúco, o “Serpentário”. Essa constelação já era conhecida quando a Astrologia foi criada, mas há 3 mil anos estava fora da eclíptica e, portanto, o Sol não passava por ela. Hoje, com a precessão dos equinócios, encontra-se entre Escorpião e Sagitário, podendo muito bem figurar como mais um signo do Zodíaco. (O problema será definir quais são as características desse novo signo; seria uma mistura de Escorpião e Sagitário?)

A posição atualizada do sol nas constelações da eclíptica celeste é a seguinte:

- Áries de 19 de abril a 13 de maio
- Touro de 14 de maio a 19 de junho
- Gêmeos de 20 de junho a 20 de julho
- Câncer de 21 de julho a 9 de agosto
- Leão de 10 de agosto a 15 de setembro
- Virgem de 16 de setembro a 30 de outubro
- Libra de 31 de outubro a 22 de novembro
- Escorpião de 23 de novembro a 29 de novembro
- Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro
- Sagitário de 18 de dezembro a 18 de janeiro
- Capricórnio de 19 de janeiro a 15 de fevereiro
- Aquário de 16 de fevereiro a 11 de março
- Peixes de 12 de março a 18 de abril

Portanto, se você nasceu entre 30 de novembro e 17 de dezembro eu sinto muito, mas seu signo é Ofiúco (pelo menos, é onde o Sol está nessa época).

O que a Astronomia não explica é como o meu mapa astral, apesar das várias falhas, serve razoavelmente para mim, mas não para alguém que nasceu no meio do ano.

Update:
1) Nos comentários parece haver uma preferência muito grande sobre a questão astrológica por trás do texto, mas isso não é o mais importante. Seja qual for a sua crença, a mudança na posição dos astros é fato científico. Se isso alterou ou não a Astrologia, cada um deve decidir por si;
2) Essa mudança, ao contrário do que alguns dizem nos comentários, não tem nada de recente. Seu tataravô também morreu com o signo errado segundo a posição das constelações.

31 comentários:

  1. Puta que pariu! Até ontem eu era escorpião. E agora o q vou fazer da vida sendo Ofiuco? Vou ter q mudar tudo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro, eu não sou órfão de signo como você, mas também mudei o meu. Sempre fui Áries, agora sou Peixes. Já estou sentindo as mudanças, rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Menino, agora faz sentido... tenho um amigo que tem uma língua viperina! E eu sempre achei que ele tivesse uma navalha na boca em vez de uma língua! Ele é de Ofiúco... agora tá explicado o porque de tanto veneno!

    ResponderExcluir
  4. Clédson, "navalha em vez de língua" é ótimo! Sua comparação é perfeita e parece ser a melhor explicação... Também conheço uns ofídios assim. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Esse meu amigo é praticamente uma "Madame Satã" pós-moderna: ao visitar o dentista, ele deve ter muito cuidado, pois, quando o dentista aplicar a anestesia e, por um descuido ele morder a própria língua, ali mesmo na cadeira ele fica! (kkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    ResponderExcluir
  6. Nem me apresentes esse teu amigo, rs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, o que exatamente é um lixo? Diante de um texto ruim, todos temos duas opções: ignorá-lo ou criticá-lo. A segunda opção só tem utilidade se vem acompanhada de argumentos, assim o criticado pode melhorar e todos ficam felizes. Do contrário é perda de tempo...

    ResponderExcluir
  8. qual seria entao a caracteristica de um signo ofiúco??

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônio (será que não poderia usar algum nome?), não tenho resposta para a sua pergunta, pois não entendo nada de astrologia.

    Levantei essa questão no texto e cheguei a brincar sugerindo que o "novo signo" seria uma mistura de sagitário e escorpião.

    Não sou a favor nem contra a astrologia, isso não é relevante para a curiosidade apresentada no texto.

    Tudo que eu sei é que os astrólogos consideram importante a posição do sol e que ele passa em Ofiúco entre 30 de novembro a 17 de dezembro. Isso é um fato astronômico, mas não astrológco. Mais que isso seria especulação.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal! essa merda e uma grande mentira! (acreditem eu sei do que falo1!!!! EU SOU ASTROLOGO e depois de algumas pesquisas eu descobri que isto foi tudo inventado !!!!

    ResponderExcluir
  11. Caro astrólogo, o que é uma merda, a astrologia, ou a astronomia? A astronomia, ao menos, não se baseia em suposições, mas no rigoroso método científico.

    E, nesse caso, se trata de uma observação bem simples (a precedência dos equinócios), que só escapou aos astrólogos antigos por falta de tempo (ninguém viveu 2 mil anos para perceber o erro).

    Quanto a existir um novo signo (ofiúco), isso sim é uma grande besteira, eu concordo e só foi versada aqui por gracejo. Mas negar o fato de que o céu muda é uma besteira maior ainda.

    ResponderExcluir
  12. Ah, sim, e se não ficou claro no último parágrafo do texto, eu ainda acho que há traços gerais da astrologia que funcionam, mas que eu não consigo explicar.

    A ciência diz que é a generalização que faz a astrologia funcionar. Mas eu ainda não sei...

    ResponderExcluir
  13. Bacana o texto!

    Não quero desmerecer seu trabalho, mas comentar o seguinte:

    não há só o 13º signo - ao todo, são 24;

    Ocorre que, antigamente, reconheciam-se os 12 principais, caracterizando os demais, secundários, como o resultado da conjunção de 2 principais.

    Pense como uma forma de transição, pois é até mesmo incoerente pensar que 1º (um grau) faz toda a diferença na definição da influência dos astros.

    Como em um forno, quando você o liga, este não fica quente imediatamente.

    ...

    O papel dos estudos modernos é imprescindivel, no intuito de ajudar a melhorar e esclarecer as definições de outrora.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. eu era escorpião e agora sou virgem... Oo

    ResponderExcluir
  15. Eu era Sagitário agora sou Ofiúco.Mas eu gostei, é um signo diferente!To me achando por ser do tão polêmico 13º signo! 8D

    ResponderExcluir
  16. Sou de 9 de Dezembro, não sou mais Sagitário :(

    ResponderExcluir
  17. Sempre fui sagitariana e agora sou Ofiuquiana(?)... não sei se quero, não sei se gosto... hehehe

    ResponderExcluir
  18. Bom, eu acho que os signos se mantêm pra quem já nasceu... Pq eu nasci na constelação de Sagitário, e a entrada de um novo signo não muda a forma de organização no céu de quando eu nasci... a não ser que quando eu nasci (1987) já existia esse tal Ofiuco, mas todos desconheciam.

    ResponderExcluir
  19. isso pra mim muito confuso. eu era do signo de sargitario agora sou do signo de ofiuco.
    isso é mto estranho ate ontem eu tinha um signo agora tenho um outro

    ResponderExcluir
  20. OMG, vou ter que ser Aquário '-'
    Tipo assim, tenho nada a ver com aquário D:
    Eu era pisciniano, igualzinho a pisciniano e agora sou Aquariano, engraçado não?
    Minha namorada agora é Capricorniano, que óóódio, odeio aqueles machistas capricornianos --'

    ResponderExcluir
  21. gente, ninguém era de tal e mudou pra tal, isso só vale pra quem nasceu agora! pq só agora a porra toda mudou, quando você nasceu o caralho da constelação tava lá em sagitário por isso você é um porra de sagitário. quem nasceu agora entre essas datas é serpentario, porra.

    ResponderExcluir
  22. Não é por nada... mas pra falar sobre astrologia precisa saber o que é astrologia. E o autor do texto comete equívocos grosseiros em suas colocações.

    os astros NUNCA determinaram NADA... são apenas um espelho que nos permite "analisar as energias do momento"... O QUE DETERMINA? Ninguém sabe...

    só sabemos que estamos TODOS interligados, inclusive com o magnetismo dos planetas ... e els apenas são um meio de interpretarmos a energia do momento. Só isso... Partir do pressuposto que os Astros quem determinam algo já torna o texto comprometido e absolutamente equivocado em sua análise.

    ESTUDE ANTES DE FALAR ALGO... PRINCIPALMENTE BESTEIRA !!!

    ResponderExcluir
  23. afff sou peixess agoraaaaa aff

    ResponderExcluir
  24. Caro penúltimo Anônimo (o que custa escrever um nome?):

    Vc já começa seu comentário erradamente, pois meu texto não é sobre Astrologia, mas sim sobre Astronomia, algo muito mais preciso. E deixo bem claro que não entendo nada de Astrologia (nem tenho interesse de entender).

    Em nenhum momento do texto eu disse que os astros determinam alguma coisa. Mas, historicamente, a posição deles sempre foi o parâmetro para identificação do signo e das consequentes características. Se não, por que dizer que alguém é de Peixes, por exemplo?

    Além do mais, o pressuposto do texto, ao contrário do que vc diz, não é a "influência" astral, mas o simples dado objetivo de que a posição das estrelas na esfera celeste de hoje não é o mesmo que de milênios atrás.

    Se há mesmo um novo signo ou não quem precisa descobrir é a Astrologia. Ou, então, descartar a importância da posição das estrelas, pois já está defasada desde a época de Cristo.

    Mais simples do que isso é impossível. Talvez vc precise reler o texto para compreendê-lo melhor antes de dizer que é uma besteira.

    O que vc vai fazer com essa informação (cientificamente verdadeira) não é problema meu.

    ResponderExcluir
  25. A VERDADE SOBRE O 13º SIGNO

    Recentemente, apareceu no “mercado americano” o 13º “signo” que os astrônomos chamam de Serpentário. Na realidade, Serpentário não é um signo e sim uma constelação que está entre Escorpião e Sagitário. No meu livro CONHEÇA A ASTROLOGIA PARA MELHOR SE CONHECER publicado pela Editora Baraúna lanço uma nova teoria sobre o zodíaco como sendo o próprio campo magnético terrestre ORIGINADO na FORMAÇÃO DA TERRA e IMUTÁVEL. Logo, se existiu sua influência ela foi incorporada às de Escorpião e Sagitário, ou então ela estava fora da eclíptica (caminho do Sol).

    ResponderExcluir
  26. o retardado ofiuco È considerado

    ResponderExcluir
  27. Touro não tem este problema é o mais fixo mas passou raspando

    ResponderExcluir
  28. véi era virginiana com asc. em sagitário, agora sou leonina com asc. escorpião? de fato me acho mais calada aparentemente, o q todo mundo concorda.. o q se identificaria mais com o asc escorpião do q sagitario, q é mto expansivo e extrovertido.. sem contar q sou mto vaidosa e orgulhosa, tal como leão.. nada a ver com virgem, ja q tbm nao sou organizada.. mas.. qnt a questao do asc. muda então pro signo anterior a ele? de sagitario passa pra escorpiao? bjs

    ResponderExcluir
  29. Muito bom seu texto e explica muito b a questão! Não entendo de signo é nem acredito em astrologia, mas sou curioso como vc amigo, e se basear num modelo de 3 mil anos que nao condiz com a posição do céu é uma piada! Somos pessoas pós modernas e não podemos ignorar os fenômenos naturais, por isso que não levo astrologia a sério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! E o povo parece que fica com raiva, eu só apresentei um fato científico bem antigo.

      Excluir

Eu agradeço o comentário!