12 abril, 2009

Desaniversário

Já nem lembro a última vez em que aguardei ansioso o dia de meu aniversário. Pra dizer a verdade, nunca fui muito entusiasmado com aniversário. Quando era criança, havia motivação nas guloseimas, brincadeiras e presentes. Mas, uma vez deixada a infância para trás, só restou a incompreensão de uma data esquisita e sem sentido, em que se comemora a velhice (???). Bem, não há muito o que comemorar.

A respeito de aniversários, Groucho Marx (o rei das tiradas engraçadas) dizia: "Idade não é um assunto interessante. Qualquer um pode ficar velho. Tudo que você precisa fazer é viver o bastante"; "envelhecer é o que você faz se tiver sorte"; "O que eu quero de aniversário? O ano passado de volta."

Pra mim é um dia como qualquer outro, como fora o dia anterior e será o dia seguinte. Nenhuma mágica pôde ter acontecido na transição do dia 11 para o dia 12 que possa ter tornado esse último mais especial do que os demais. É um dia tão ordinário que em muitos anos eu me esqueço da data (isso já ocorreu pelo menos meia dúzia de vezes). Um dia, já tarde da noite, recebi um telefonema de parabéns. Achei superestranho, “parabéns pelo quê?”. Em outra ocasião, só fiz a grande descoberta numa consulta eventual ao calendário e, ainda assim, levei alguns segundos para fazer as contas: dia 12 + mês de abril = aniversário. O pior é que ninguém acredita quando eu conto essas façanhas, pois todos imaginam que tal esquecimento é impossível. Impossível para vós, caras-pálidas, que levam esta data tão a sério.

Pra finalizar, um texto que peguei no blog da Rosana Hermann:

Sinais Indicativos de que você não é mais um adolescente:

01. Você tem plantas em casa, mas não dá pra fumar nenhuma.
02. No café da manhã, você só come coisas típicas de café da manhã.
03. Na sua geladeira há mais comida do que cerveja.
04. Seis da manhã é a hora que você acorda e não a hora que você vai pra cama.
05. Você vê a previsão do tempo.
06. Seus amigos não desmancham namoro, divorciam-se.
07. Suas férias, que eram de 130 dias, agora só têm 14. E olhe lá.
08. Você já ligou pra polícia reclamando da garotada fazendo barulho no vizinho.
09. Seus parentes contam piadas sobre sexo perto de você.
10. Você alimenta seu cachorro com ração e não mais com os restos do seu Mc Lanche Feliz.
11. Dormir no sofá dá dor nas costas.
12. Na farmácia você já não compra camisinha e teste de gravidez, mas remédio pro estômago.
13. Boa parte do tempo que você passa na frente do computador é, de fato, para alguma coisa útil. (como ler este blog?)

2 comentários:

  1. "A vida só pode ser pensada olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente." - Sören Kierkegaard


    Olá, nobre Márcio!

    Também tenho problemas com aniversários. Contudo, diferentemente de você, não me esqueço a data; muito pelo contrário, eu a lembro com uma agudeza fina do tempo que me crava o envelhecer contínuo.

    Aniversários me dão a certeza da passagem do tempo, do meu deixar de ser e ser outra coisa a cada instante... Mas quem disse que estas coisas têm a ver com o calendário?!

    Faço minhas as palavras do Drummond (eis porque eu o amo!): "Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente" - Drummond

    Abraços ternos, cara... e feliz aniversário!
    Clédson

    ResponderExcluir
  2. Minha relação com a data é mesmo de completa indiferença, salvo em algumas ocasiões, quando
    o peso dos anos fazem a diferença.

    Eta, Drummond!

    ResponderExcluir

Eu agradeço o comentário!